A gestão de uma imobiliária apoiada em indicadores de sucesso certamente se torna mais eficaz se compararmos a um cenário sem os números que pautam nosso dia a dia. O princípio da gestão a vista facilita a avaliação do desempenho das diferentes estratégias e tarefas desenvolvidas na imobiliária. Vamos conhecer hoje os três dos mais importantes indicadores de sucesso para imobiliárias. Se você deseja aprofundar no universo dos indicadores, depois dessa leitura, acesse nosso eBook Guia Definitivo: Indicadores em Imobiliárias.
Oportunidades
As oportunidades são alvos do time de geração de negócios. Isso pode ficar a cargo do marketing, se a imobiliária contar com esses profissionais, ou por conta dos corretores de imóveis. O foco aqui é: através da captação de novos interessados que sejam geradas essas oportunidades de negócios.
Esse indicador é bastante sensível ao negócio, já que é a base para os futuros fechamentos de contratos. Uma imobiliária sem oportunidades não vai locar ou vender imóveis.
Ciclo de Vendas
O número total das vendas seria o indicador mais óbvio pensando no setor de vendas. Por ser uma opção tão comum, vamos seguir apresentando outro indicador relacionado à comercialização dos imóveis – ciclo de vendas.
O ciclo de vendas consiste no intervalo de tempo que compreende a geração de uma oportunidade até o fechamento do negócio. No mercado de locações e vendas de imóveis o intervalo de tempo, geralmente, é medido em dias.
Net Promoter Score
O NPS – Net Promoter Score – busca medir a satisfação dos clientes da imobiliária, em uma escala de 0 a 10. Esta metodologia questiona a seus clientes em qual escala eles recomendariam seus serviços às outras pessoas que conhece.
Se seu cliente o avaliar com notas 9 ou 10, ótimo! Estes altos níveis representam que seus clientes além de satisfeitos são mais propensos a proceder em uma indicação de sua imobiliária a parentes, amigos, colegas.
As notas 7 e 8 são aquelas que não servem muito. Aí você nos pergunta… nota 8 não é bom? Respondemos: Sim, é bom. Contudo quem avalia em 7 ou 8 não chega a estar satisfeito ao ponto de recomendar para outras pessoas.
Agora, no intervalo de 0 a 6 é onde mora o perigo. Qualquer nota igual ou menor que 6 indica que seu avaliador além de não aprovar sua empresa será capaz de detratar, maldizer. Caso você identifique em suas pesquisas uma nota 6 ou menor, pense fortemente o que pode ser feito com aquela pessoa para que essa imagem que ela possui de sua imobiliária seja mudada para melhor. Essa pessoa, sem saber, tem um potencial nocivo a sua empresa.
Indicadores de sucesso para imobiliárias
Estes três indicadores de sucesso para imobiliárias são alguns dos mais relevantes que gostaríamos de compartilhar hoje. Eles têm aderência aos principais momentos de relação com seus clientes, o começo, meio e fim da jornada.
Tenha uma gestão à vista eficiente. Gere oportunidades para vendas, atente ao seu ciclo para vender rápido e cuide do relacionamento com seus clientes medindo o NPS. Se desejar aumentar o entendimento sobre indicadores nas imobiliárias, reforçamos o convite para fazer o download de nosso eBook Guia Definitivo: Indicadores em Imobiliárias.
Quer saber mais sobre gestão a vista? Quem cuida dos indicadores na sua imobiliária? Esperamos que tenhamos contribuído para essas reflexões.