É muito comum em nossas empresas buscarmos melhorias de processos em várias áreas. No relacionamento com os clientes não é diferente. Melhorar o atendimento na imobiliária é sempre algo possível, antes, durante e depois do processo da venda ou locação.
Hoje apresentaremos quatro dicas que vão ajudar neste ponto tão sensível para a venda, que é o relacionamento, o atendimento prestado pela imobiliária. Vamos a elas:
Amplie as portas de entrada
Antes mesmo de se tornarem clientes da imobiliária temos condições de relacionar com os potenciais clientes. A importância de ampliar as portas de entrada para sua empresa é enorme, pois hoje existem vários lugares em que seu potencial cliente está e disponível para ser impactado.
Você pode criar ações em eventos vinculados ao mercado imobiliário. Pode criar parcerias com lojas que vendam itens de interesse a quem constrói ou reforma e que talvez pense em adquirir um imóvel novo. Talvez possa recriar seu site institucional para um site relacional, com conteúdos relevantes ao seu público. Ainda no site pode criar pontos de relacionamento, como: campos para cadastro de email para recebimento de newsletters ou mensageria direta com sua equipe de vendas, via chat.
Importantíssimo: ao conceder diversos canais de contato, mantenha-os todos ativos. Se abrir portas para que seu cliente o conheça em um evento, prepare uma estratégia pós-evento para não deixar esses contatos sem um próximo passo. Se abrir portas pela web, via chat no site, por exemplo, tenha alguém ou um chatbot pronto para interagir com esse visitante.
Praticar a Empatia
Uma dica matadora para melhorar o atendimento nas imobiliárias: Empatia! É a capacidade de sentir o que sentiria outra pessoa caso você estivesse na mesma situação vivida por ela. Alguns autores indicam que a empatia é calçar os sapatos da outra pessoa, em uma analogia clara em se colocar no lugar daquela pessoa se deparando com uma situação.
Como imobiliária interessada na venda ou locação de um imóvel, praticar a empatia fará com nos “desarmemos” da agressividade comercial e possamos mais rapidamente entrar em sintonia com a real necessidade do potencial cliente. Uma vez que estamos em sintonia conseguiremos encontrar opções para esse cliente que certamente serão mais prontamente aceitas como boas opções. Isso vai acelerar o processo de venda.
Entendimento profundo dos imóveis da carteira
Em sintonia com a empatia destacada acima, temos que ter um entendimento profundo dos imóveis disponíveis na carteira da imobiliária. Com empatia e esse entendimento do portfólio, será possível combinar o imóvel apropriado para o potencial cliente. Caso contrário podemos conhecer o cliente, mas não combinar a solução ideal para ele. Isso é contra produtivo, fará com que tenhamos retrabalho e dependamos da sorte para achar o imóvel certo na primeira tentativa.
Especialização nas Vistorias Imobiliárias
A última, porém não menos importante maneira de melhorar o atendimento na imobiliária é especializar as vistorias. A imobiliária é especializada em relacionar para vender e/ou locar imóveis, é esse seu propósito. A vistoria imobiliária é um processo importante, mas não é com ela que a imobiliária ganha dinheiro.
Não deixe que seus corretores continuem realizando vistorias, pois enquanto fazem vistorias eles deixam de relacionar com potenciais clientes da carteira ou de angariar imóvel para ampliar a oferta da imobiliária. Invista em um time dedicado ou empresa terceirizada para executar de forma especializada as vistorias. Com um relatório de vistoria de qualidade locar ou transferir um imóvel será uma experiência diferenciada vivida por locadores e inquilinos ou vendedores e compradores.
Os clientes que já viveram locações ou aquisições de imóveis usados sabem como as dores de cabeça veem à tona se não temos algum documento para atestar as características originais e o estado de conservação do imóvel e seus itens.
Vamos aplicar algumas dessas oportunidades de melhorar o atendimento na imobiliária? As melhorias são importantes e necessárias em um mercado que continua extremamente competitivo.
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