Introdução
Até pouco tempo, o setor imobiliário podia ser considerado tradicional e conservador quando comparado com diferentes áreas do mercado. Essas características permaneceram por algum período, principalmente devido a um perfil de consumidor mais amplo e a falta de soluções tecnológicas práticas e acessíveis.
Hoje presenciamos uma realidade diferente. Encontramos soluções que atendem às necessidades de imobiliárias do início ao fim de suas operações, e isso tem sido muito importante para aumentar a competitividade do setor e melhorar a experiência do cliente.
De acordo com uma pesquisa recente feita pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 22% das pessoas que buscam por imóveis, negociam com um corretor de maneira online. Além disso, 29% dos entrevistados procuram informações sobre o imóvel na internet.
Esses dados mostram a relevância que o digital tem no mercado imobiliário, principalmente quando falamos da relação com os clientes.
Diante desse contexto, aquelas que estão investindo na tecnologia para desempenhar suas atividades e estimular o relacionamento com o cliente têm demonstrado capacidade de ofertar uma experiência mais veloz, segura e eficaz.
Neste ebook você vai encontrar uma lista com 4 verdades sobre o contrato de locação que as grandes imobiliárias digitais não te contam. Ao final deste material, queremos que você tenha todas as ferramentas necessárias para começar a escalar a sua imobiliária.
Boa leitura!
Verdade 01: a jornada de locação até o contrato é uma esteira
Nos últimos anos, o mercado viveu um boom de imobiliárias que começaram suas operações de maneira digital e cresceram exponencialmente. Esse movimento se deu, principalmente, devido à facilidade de locação proporcionada por essas empresas.
Aos poucos, as pessoas começaram a perceber que alugar um imóvel não precisava ser um processo burocrático, desgastante e longo. E aí, chegamos à primeira verdade que as grandes imobiliárias digitais não te contam: a jornada de locação é uma esteira.
Na prática, essa é a base para transformar o seu processo de locação em algo simples e prático. Também é um dos fatores que pode influenciar diretamente no crescimento da sua imobiliária. Por isso, é imprescindível que você se familiarize com este conceito.
Quando falamos em esteira, queremos que você imagine algo contínuo, que simule o deslocamento entre dois pontos: inicial e final. Nesse mesmo sentido, o circuito traçado deve ter velocidade constante – evitando bloqueios ou esperas entre os envolvidos naquela operação.
Para as imobiliárias, a esteira de locação representa toda a jornada percorrida pelo locatário de imóvel – desde a proposta até o fechamento do contrato. Ela é um processo linear que faz com que o processo de aluguel seja mais rápido, eficiente e adequado às necessidades do cliente e da imobiliária.
Além disso, a esteira evita com que o cliente desista do negócio devido a demora para realizar a operação. Quando há diversos processos descentralizados e com muitas etapas, a probabilidade da pessoa interessada naquele imóvel buscar outra imobiliária mais ágil é bastante alta.
Por isso, a esteira de locação acaba refletindo o investimento da imobiliária em uma jornada ininterrupta, proporcionando agilidade ao processo e diminuindo as possibilidades de retrabalho. Ao sintonizar o ritmo da equipe com o processo que ela desempenha, o passo-a-passo de um caminho ideal fica mais claro e fácil de se monitorar.
Sendo assim, a conexão entre cada fase da jornada faz com que todo o processo de aluguel seja visualizado de maneira única, mas fatiado de acordo com seu progresso. Por isso, a sensação de fluidez fica mais perceptível ao cliente, e torna a experiência mais satisfatória.
Confira quais são as etapas da jornada de locação:
O funcionamento de uma esteira de locação permite com que os processos passem a ser mais fluídos e ágeis. Ganha o cliente, que não precisa mais passar pelo desgaste de um aluguel demorado e burocrático. E ganha a imobiliária, que passa a ter mais efetividade nas suas transações.
Verdade 02: descentralizar o processo torna a contratação mais distante
Quando você está no caminho para fechar um contrato de aluguel, o processo descentralizado dificulta muito a operação.
Corre-se o risco de não saber em qual etapa o cliente se encontra, assim como as informações que já foram tratadas sobre aquela negociação. Infelizmente, essa é uma situação bem comum em imobiliárias que ainda não atualizaram seus processos.
Muitas vezes, a falta de transparência nos processos de locação são um sinal de má comunicação. E esse problema, quando não encarado da melhor maneira, pode resultar em perdas de qualidade nas entregas e, principalmente, na experiência do cliente com a imobiliária.
Por isso, a esteira de locação é uma solução prática que vai à raiz do problema. Ela resolve boa parte dos ruídos de comunicação, agiliza o processo de locação para o cliente e evita com que a sua imobiliária tenha prejuízos devido a erros de operações não automatizadas.
Verdade 03: assinatura do contrato facilitada
Cada vez mais a assinatura eletrônica vem se popularizando. Aos poucos, as pessoas estão se habituando às facilidades que a tecnologia proporciona, trazendo isso também para as relações comerciais.
Hoje, já existem diversos sistemas que possibilitam a assinatura eletrônica de contratos. A integração com esses sistemas é, sem dúvidas, um dos grandes diferenciais competitivos da atualidade para qualquer segmento.
No mercado imobiliário, a assinatura eletrônica é uma etapa fundamental na esteira de locação. Ainda que seja a última fase do processo, é justamente a facilidade e rapidez na assinatura do contrato que proporciona uma experiência positiva ao cliente.
Conheça os dois tipos de assinaturas em nuvem que podem ser implementadas nas suas transações imobiliárias:
Assinatura eletrônica
Esse é um tipo de assinatura que funciona para identificar uma das partes ou validar documentos que estejam em ambientes eletrônicos. Importante dizer que todas as modalidades de assinatura derivadas da eletrônica possuem validade jurídica, e podem ser utilizadas em diversos tipos de documentos.
Assinatura digital
Essa é uma modalidade derivada da assinatura eletrônica. Diferente de outras variações, a assinatura digital é vinculada a um documento no estado em que se encontra, de forma permanente.
Sendo assim, qualquer alteração no texto após a assinatura torna o reconhecimento inválido sendo preciso uma nova validação. Nesse caso, é necessário ter um e-cpf ou e-cnpj emitido por órgãos credenciados.
Você percebeu o que essas diferentes possibilidades processuais trazem de oportunidade à empresa? Acima de tudo, chamam atenção do cliente para um negócio facilitado, ágil e seguro! Qualidades determinantes para a tomada de decisão.
Utilizando-se dessas ferramentas, a imobiliária pode se posicionar à frente no seu mercado. Por isso, pense em como implementar processos que tornem o seu negócio escalável
Verdade 04: use a tecnologia como aliada na jornada de locação
Não há dúvidas de que a tecnologia é a principal aliada das imobiliárias na simplificação de processos burocráticos. Seja no momento do atendimento ou na assinatura do contrato, há diversos softwares e sistemas que atendem cada etapa da jornada de locação do cliente.
Esse é o caso da esteira digital, sistema que possibilita com que o processo de locação seja automatizado e funciona 100% online. Desse modo, a imobiliária consegue ter mais eficiência nas suas transações, além de aumentar o seu potencial de crescimento.
Com o processo de locação online as barreiras físicas e geográficas deixam de ser um problema. O atendimento que antes se restringia ao presencial, ganha novos contornos e passa a funcionar também de maneira remota ou até mesmo híbrida.
Além disso, a digitalização da esteira de locação permite com que o tempo de demora para alugar um imóvel seja consideravelmente reduzido. Pelo próprio sistema a imobiliária mantém contato com o locador, atualizando-o de todo o processo e tornando a comunicação mais transparente e eficiente.
Um exemplo disso é a esteira digital do Grupo RV, onde você consegue criar contratos, fazer a edição no próprio sistema e colher as assinaturas digitalmente. Em poucas horas você pode concluir todo o processo de aluguel.
Agora que você já está por dentro de como a esteira de locação funciona, que tal começar hoje mesmo a digitalização da sua imobiliária? Esperamos que este conteúdo te ajude a dar o pontapé inicial para fazer o seu negócio escalar e conquistar mais clientes.
Sobre o Grupo RV
Presente em mais de 600 cidades brasileiras, o Grupo RV é um verdadeiro hub de tecnologia para o mercado imobiliário.
A empresa tem como proposta possibilitar que imobiliárias, construtoras e administradoras de condomínios de todo o Brasil tenham acesso à gama de soluções do grupo e possam oferecer uma experiência positiva e marcante aos seus clientes.
Hoje, o Grupo RV oferece soluções completas de vistorias imobiliárias, contratação de seguros em segundos, além de uma esteira digital com integração para todas as solicitações e demandas do processo de venda e locação de imóvel.
Fale com nossos consultores e saiba como podemos levar a sua imobiliária ao futuro digital!
••••••••••••••••••••••••••••••••
Por menos ihhhmóveis e mais bons imóveis, conte com o Grupo RV.