OK! Os corretores de imóveis, geralmente, não são contratados como empregados da imobiliária. Sua relação de trabalho está associada a um contrato de prestação de serviços. Esses contratos indicam as regras de convivência desse prestador de serviços, como funcionará sua remuneração em caso de vendas ou locações e organização da rotina de trabalho.
Toda essa burocracia tende a levar ao comportamento de distanciamento do corretor com o restante dos colaboradores da imobiliária. Hoje vamos tratar como conseguir um maior engajamento dos corretores na sua empresa.
Conexão com o time
Os corretores estão sempre focados na meta e nas oportunidades de negócios que devem desenvolver para atingir seus objetivos. A primeira alternativa que apontamos para aumentar o engajamento dos corretores é trazer o foco deles para dentro do time, inserindo os corretores nas iniciativas que a gestão propõe aos colaboradores.
O ser humano, em sua maioria, gosta de se sentir parte de algo maior. Isso dá mais sentido às ações individuais, quando percebemos que elas agregam a algo maior e impacta positivamente a vida de outras pessoas.
Engajamento dos corretores através dos números da imobiliária
Corretor de imóveis é um profissional totalmente orientado as metas, certo? Acreditamos que uma das melhores maneiras de engaja-los é os desafiando. Primeiramente trabalhe com metas agressivas. Em seguida, coloque as metas da empresa à vista, todos poderão acompanhar seu desenvolvimento pessoal refletido no sucesso global.
Já falamos em outro momento aqui no blog Rede Vistorias, sobe a gestão à vista. Pode ser um excelente momento para rever esse conteúdo e, quem sabe, implantar melhorias significativas.
Feedbacks
Conceder um feedback é apresentar ao corretor, de maneira individual e reservada, um parecer sobre seu desempenho no trabalho. Como lideranças devemos nos orientar a conceder feedbacks positivo e negativos. Entendamos que todos eles focam no processo de aprimoramento dos resultados.
Aquele parecer positivo, reforçando algo bacana que foi realizado por aquele corretor é fácil, mas é importante contextualizar bem o momento para que não seja percebido como apenas um “encher a bola”. Os feedbacks negativos são mais tensos, contudo muito necessários. Ações recorrentes que sejam de alinhamentos das expectativas e retomadas do prumo no trabalho fazem com que conversas ainda mais tensas não sejam necessárias no futuro, quando as coisas já estão dando errado há muito tempo e ninguém se manifesta.
Feedback é uma prática de transparência, que aumenta a confiança entre as partes. Essa soma potencializa o engajamento de qualquer pessoa em qualquer situação de trabalho, e com os corretores não é diferente.
Reconhecimento do sucesso
Diferentemente do feedback, o reconhecimento do sucesso alcançado deve ser apresentado em frente a todo o time. Quem não gosta de ter seu objetivo atingido e ainda ser reconhecido pelo seu esforço? Como gestor, aproveite os momentos de conexão com o time para reconhecer e aumentar o engajamento dos corretores com sua imobiliária. Porém, não fique apenas no reconhecimento verbal.
Procure vincular outro ganho à comissão regular, por exemplo, comissões extras ou prêmios relacionados à grande superação das metas, como chamamos as super-metas. Pense como o engajamento dos corretores aumentaria se soubessem que atingindo a super-meta anual alcançariam um passeio com a família, um relógio de marca, ou qualquer outra coisa que faça sentido e traga alto grau de satisfação para esse corretor.
Mesmo eles não sendo colaboradores de carteira assinada não têm porque deixar de acreditar que você pode aumentar o engajamento dos corretores. Procure mudar sempre para melhor e criar um ambiente favorável aos fechamentos. Bons negócios!