Imóveis que entram e saem do catálogo. Corretores que entram e saem da imobiliária. Documentos para todos os lados. Como os desafios de uma imobiliária podem ser vencidos apenas com uma boa organização?
O dia a dia de uma imobiliária é cheio de desafios e pode se tornar bastante complicado tanto para a gerência como para os corretores. Além da rotina de atendimento, toda a parte contratual também exige muita organização por parte da imobiliária.
Organizar-se para lucrar mais
Entender como tudo funciona dentro do seu próprio negócio pode parecer algo óbvio. Mas sabemos que pode ser bem mais desafiador do que parece.
Por isso, separamos 4 dicas de como melhorar a organização da sua imobiliária e, com isso, fechar cada vez mais negócios!
1. Use um CRM imobiliário
De cara você pode pensar: mas eu já uso um CRM! Mas, você usa ele completamente?
O CRM imobiliário é a melhor forma de evitar desorganização dentro da imobiliária. Através dele é possível gerenciar todos os seus imóveis, circulação de chaves, repasses de aluguéis, documentação e colaboradores de forma eficiente.
Mais que isso, ele elimina a necessidade de fazer tudo “na mão” ou ter que usar planilhas complicadas.
Porém, para aproveitá-lo ao máximo, é preciso entender do que seu CRM é capaz.
Se você contratar um sistema só porque os seus concorrentes usam e não usá-lo, você estará desperdiçando dinheiro. Portanto, mais importante do que simplesmente ter um CRM, é realmente inseri-lo na sua rotina.
Isso vai exigir que você envolva os corretores e demais funcionários da sua imobiliária.
Se o seu sistema imobiliário for bem aproveitado, todas as atividades do seu negócio vão funcionar de maneira mais suave e trarão mais resultados.
2.Organize a sua sede
Ainda que expandir para o mundo digital seja essencial, poucas imobiliárias atuam somente nele. É muito provável, inclusive, que o seu negócio tenha uma sede física — nem que seja na sua própria casa.
Portanto, é essencial que você mantenha esse ambiente organizado. Como assim?
É preciso se certificar que todos os documentos e chaves estão no seu devido lugar. Isso significa ter fácil acesso a eles sempre que você precisar. Novamente, o CRM imobiliário é uma ferramenta que deve ajudar nisso.
Por mais óbvia que essa dica possa parecer, o que mais vemos no mercado são documentos extraviados, chaves perdidas e desorganização.
3. Mantenha suas vistorias em dia
Uma vistoria de imóveis bem feita evita muitas dores de cabeça. Isso é uma verdade absoluta na negociação de imóveis.
Porém, mais do que simplesmente vistoriar, é preciso ter fácil acesso a esse material sempre que for necessário. É o relatório de vistoria que vai te dar o embasamento necessário em possíveis atritos com locatários ou locadores.
Então, uma boa forma de garantir que esses documentos estarão organizados e poderão ser acessados facilmente, é usar uma ferramenta apropriada.
4. Fique de olho nas chaves
Esse é um problema recorrente em algumas imobiliárias: saber onde estão as chaves.
Ainda que existam procedimentos que devem ser seguidos na hora de realizar empréstimos, muitas vezes elas acabam se perdendo e gerando prejuízo. Mais uma vez, o CRM imobiliário pode ser de grande auxílio.
Através do sistema, é possível registrar a circulação das chaves de forma bastante rápida. Assim, os corretores têm mais facilidade na sua rotina e a imobiliária consegue fazer um monitoramento mais eficiente.
A desorganização vai te fazer perder clientes
Mais do que simplesmente garantir o bom funcionamento da sua imobiliária, a organização também influencia na relação com os clientes. A verdade é que ninguém gosta de fazer negócios com pessoas ou empresas desorganizadas.
Quando falamos no mercado imobiliário, então, isso é ainda mais importante. A aquisição ou locação de um imóvel é uma negociação importante para os clientes.
Da mesma forma, é importante para os proprietários que seus imóveis sejam vendidos rapidamente ou bem gerenciados na locação.
Para que tudo isso seja possível é essencial entregar agilidade e eficiência. E esses dois atributos só podem ser entregues com uma boa organização.
Se tudo na sua imobiliária funcionar perfeitamente como deve, você atenderá os clientes com mais eficácia. Do contrário, você irá apenas acumular clientes insatisfeitos, que se tornarão possíveis detratores da sua marca.